17° Congresso Internacional de Arbitragem

Entre a gama de projetos acadêmicos promovidos pelo CBAr, anualmente, é realizado o Congresso Internacional de Arbitragem, sendo conhecido pela excelência de seu programa científico e por reunir mais de 400 profissionais e estudiosos de todo o mundo, propiciando um profundo debate de temas relevantes relacionados à arbitragem. Em 2018, a 17ª edição do Congresso abordará o tema “A Cultura na Arbitragem Internacional”.

Nos últimos anos, a arbitragem tem ganhado cada vez mais espaço como modo de resolução de conflitos, principalmente entre partes de diferentes países. Contudo, devido às diferenças culturais existentes entre elas, inúmeros são os impactos de tal heterogeneidade cultural nos procedimentos arbitrais.

Sendo assim, o Congresso foi estruturado em cinco painéis de modo a abranger discussões sobre a existência ou não de uma uniformização da cultura na arbitragem internacional, as questões éticas no procedimento de partes oriundas de distintos parâmetros culturais, os impactos de tais diferenças culturais no procedimento arbitral, bem como as influências das diversas culturas no processo de tomada de decisão pelos árbitros e no controle judicial das sentenças arbitrais.

Apresentaremos também exposições de abertura e de encerramento que abordarão o debate acerca da possibilidade de existência de uma definição de cultura no âmbito da arbitragem internacional, assim como da cultura como fator integrador ou fragmentador de países.

Certos da riqueza dos temas a serem discutidos, temos o prazer de anunciar a 17ª edição do Congresso Internacional de Arbitragem do CBAr, contando com a sua presença entre os dias 16 e 18 e setembro de 2018, no Hotel Deville, em Salvador (BA).

Saiba mais: http://www.congresso.cbar.org.br/