Saiba como foi o Dia de Mediação e Arbitragem na ACATE

Aconteceu em 29 de novembro, na sede da ACATE, um encontro organizado pelo grupo de investimentos da ACATE, sobre os temas mediação e arbitragem. Estiveram presentes mais de 60 participantes, entre advogados, empresários do setor de tecnologia, membros da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB SC, empresários de demais setores da economia local, entre outros.

O encontro contou com os esclarecimentos dos representantes da ACATE, Dr. Júlio Santiago e Gualtiero Piccoli, dos representantes da CMAA, Dra. Rissiane Goulart, Dr. Rodrigo Berthier, Professor Doutor Rafael Peteffi, e Dr. Marcelo Mesquita e do representante da Mosimann Horn Advogados, Dr. Lio Bocorny.

A palestra inicial foi da Dra. Rissiane Goulart, advogada e diretora de mediação da CMAA, sobre a mediação no contexto empresarial. Esclareceu aos participantes a contextualização histórica da mediação, sobre o nascimento do sistema multiportas, sobre uma nova visão da mediação (mediação empresarial, plataformas online, Design System Dispute – Desenho de Sistemas de Disputas). A Dra. Rissiane comentou sobre algumas áreas de aplicação da mediação, governança, corporativa, startups, sustentabilidade, B 2 B   – B 2 C, empresas familiares e sucessões, construção civil, portuária, escolar, familiar, comunitária, ações em massa, tragédias, entre outras.

Em seguida, o presidente da CMAA, Dr. Rodrigo Berthier informou aos presentes que a Câmara de Mediação e Arbitragem da ACIF – CMAA integra a estrutura organizacional da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF e conta não apenas com a estrutura física e a equipe administrativa necessárias, mas com toda a estrutura institucional e representativa de uma entidade com mais de 100 anos, agraciada com as principais comendas e prêmios de excelência em gestão.

O Vice Presidente da CMAA, o Professor Rafael Peteffi esclareceu sobre os custos de um procedimento arbitral na CMAA e nas principais Câmaras do Brasil.

A segunda palestra foi conduzida pelo Dr. Lio Bocorny que apresentou a arbitragem no setor de tecnologia no mundo, com dados estatísticos, demonstrou os diferenciais do procedimento arbitral e uma contextualização da arbitragem no Brasil e em Santa Catarina.

Houve, também, a participação do Vice Presidente Operacional da CMAA, Dr. Marcelo Mesquita, que teceu comentários sobre algumas peculiaridades do procedimentos arbitral e esclareceu dúvidas dos presentes.

O evento foi realizado por iniciativa e parceria entre ACATE, Mosimann Horn Advogados e CMAA.

Pular para a barra de ferramentas