• CMAA
  • Institucional
  • Apresentação

Apresentação

A Câmara de Mediação e Arbitragem da ACIF – CMAA integra a estrutura organizacional da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF, possui gestão autônoma e independente, sem vínculo funcional ou hierárquico.

É a primeira Câmara institucional do Estado de Santa Catarina. A CMAA é uma solução de alta qualidade disponibilizada ao setor empresarial para resolução extrajudicial de conflitos empresariais.

A CMAA segue os princípios e valores da Entidade em que está inserida, a ACIF, uma entidade centenária, nestes mais de cem anos, a ACIF vem dando voz aos interesses do setor produtivo catarinense e trabalhando a favor de diversas bandeiras da sociedade. Esse passado de tantas conquistas é a base de sua representatividade e a motivação para continuar. É filiada à Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina – FACISC, que por sua vez é associada à Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB, que congrega 1.600 Associações Comerciais e Industriais em todo o país. Uma das finalidades estatutárias da ACIF é o incentivo do espírito de solidariedade e o intercâmbio entre as Entidades congêneres e afins, orientando e promovendo a legítima representação das classes para a defesa de seus direitos e interesses, colaborando com o poder público e com a iniciativa privada no estudo e solução de problemas econômicos, financeiros e comunitários.

Verificamos a necessidade e relevância, para a sociedade civil e, principalmente, para a classe empresária, do auxílio por parte da CMAA na consolidação de uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos extrajudiciais de solução de litígios e pacificação social.

Muito antes da publicação do Novo Código de Processo Civil e da publicação da Lei de Mediação, a rede da CMAA já incentiva, divulga e trabalha com os métodos não adversariais de solução de conflitos.

A CMAA trabalha para contribuir e difundir o processo de mudança da cultura do litígio no Brasil e para provocar um ambiente favorável à negociação e solução de conflitos de forma célere e eficiente, principalmente, para as empresas.

A CMAA atua na gestão dos conflitos, isto é, além de auxiliar na solução dos conflitos queremos atuar na preservação das relações.

Pular para a barra de ferramentas